sábado, março 10, 2018

de de

Em foco: Xadrez

Alerta inverno chegando! 
Queridinho do inverno 2018 é o Xadrez. Depois de alguns anos fora de foco, eis que ele está de volta.
Começou com a camisa amarrada e esse ano ele lacra de vez nas calças, saias, blazers e conjuntinhos de fazer o cartão crédito chorar.
Se jogas nas inspirações que separei , analisa os estilos de xadrez, e escolhe qual você mais se identifica!





Burberry
Padronagem criada pela grife britânica Burberry. Uma das marcas registradas mais copiadas ao redor do mundo.


Tartan (ou tartã)
O tartã (cuja palavra quer dizer “tecido de lã leve”) é um tipo de xadrez originário da Escócia. No século XVIII, servia para identificação dos clãs escoceses.


Madras
Muito comum na moda primavera/verão, geralmente está presente em tecidos leves e peças confortáveis. Originária da Índia, inspirada nos trabalhos artesanais de patchwork.


Vichy
Padronagem formada por quadrados pequenos, aparece geralmente com as cores vermelho e branco ou preto e branco. Xadrez típico de toalhas de mesa presentes em piqueniques, representados em filmes e desenhos.


Príncipe de Gales (Glen plaid)
Assim como o tartã, é originária da Escócia, século XIX. Mas foi popularizada pelo Duque de Windsor (Edward VIII, Príncipe de Gales), que emprestou o seu título à estampa.
Geralmente reproduzida com cores sóbrias, é muito comum em alfaiataria.


Argyle
Aquele clássico suéter do primo nerd! Comum em roupas masculinas, a estampa é formada por losangos, geralmente em tons sóbrios, cortados por linhas de cor contrastante, geralmente bege, branco ou preto.



Buffalo Check
Sabe o pattern Vichy, que você conheceu acima? De uma forma curta e grossa, o Buffalo Check é a versão preto e vermelha dele, com quadrados maiores. Uma estampa mais tradicional, muito popular em roupas flaneladas, cobertores e mantas.


Pied-de-Poule e Pied-de-Coq
É o preto-e-branco clássico de inverno, e nunca sai de moda. Agora, qual a diferença entre essas 2 padronagens tão parecidas? Simples, “pied-de-poule”, em francês, significa pé de galinha, enquanto “coq”, galo. A estampa que leva o nome de pé de galinha é formada por formas menores, enquanto o de galo, pela versão ampliada. Fácil de decorar.
*Coco Chanel foi a responsável pela divulgação do diferente xadrez no mundo da moda. Falando nela, olha quem tá de pied-de-poule:


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Seu interesse é muito importante!
Será um prazer responder seu comentário!
Obrigada e volte sempre ;)
Beijos da Chai!